Blog:Número de pessoas com plano de saúde é o maior em quase cinco anos

07 de junho de 2021
O setor de planos de saúde manteve a tendência de aumento do número de beneficiários e, no último mês de abril, chegou a 48,1 milhões de usuários de planos médico-hospitalares, o maior patamar no Brasil em quase cinco anos, mostrando que a pandemia da Covid-19 não provocou impactos significativos no setor no primeiro trimestre de 2021.
 
Os dados são da nova edição do Boletim Covid-19 (que nesta edição completou um ano), disponível no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com dados sobre a utilização dos planos de saúde durante o período de pandemia. No boletim – que você pode acessar aqui –, estão compilados indicadores assistenciais e econômico-financeiros coletados até abril junto a uma amostra significativa de operadoras.
 
O informativo também contempla a prévia da evolução do número de beneficiários em planos de assistência médica relativa a esse mês, o número de exames relacionados à Covid-19 realizados pelos usuários de planos de saúde e demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS através de seus canais de atendimento.     
 
Através do boletim, a agência vem monitorando o comportamento e a evolução do setor de planos de saúde desde o início da pandemia. O objetivo é subsidiar a análise qualificada da agência para a tomada de decisão sobre temas relacionados à Covid-19 e prestar mais informações à sociedade.
 
Evolução de beneficiários  
 
O número preliminar de beneficiários em planos de assistência médica segue a tendência de crescimento. Em abril, atingiu 48.103.656 usuários, um aumento de 0,26% em relação a março. É o maior número registrado desde julho de 2016. Antes disso, quando verificada a evolução mensal, só foi superado em junho daquele ano, quando o setor atingiu 48.263.518 beneficiários.
 
No recorte de um ano – de abril de 2020 a abril de 2021 –, o crescimento pode ser observado em todas as modalidades de contratação, com destaque para os planos coletivos empresariais, com variação positiva de 3,15% no mês.
 
Levantamento  
 
Para a análise dos indicadores assistenciais, a ANS considerou informações coletadas junto a uma amostra de 50 operadoras que possuem rede própria hospitalar. Para os índices econômico-financeiros, foram analisados dados de 97 operadoras para o estudo de fluxo de caixa e de 96 operadoras para análise de inadimplência.
 
Adicionalmente, na construção do boletim, foram utilizados dados do Documento de Informações Periódicas (DIOPS), do Sistema de Informações de Fiscalização (SIF), do Sistema de Informação de Beneficiários (SIB), do Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) e do ANS TabNet.
COPYRIGHT 2020 - VIDAPLAN SAÚDE LTDA
Design by: