Blog:Oito dicas para uma ótima doação de sangue

15 de junho de 2021
Doar sangue certamente tem seu espaço garantido no hall das atitudes mais louváveis que um ser humano pode ter. Você sabia que uma única doação pode ajudar até quatro pessoas? Os sangues armazenados nos bancos normalmente são usados em tratamentos e intervenções emergenciais, cuidados aos pacientes que sofrem de condições com risco de vida e apoio nos procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.
 
Aproveitando que estamos na campanha do Junho Vermelho e que, no último dia 14, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tal também se tornar um e colaborar para salvar vidas? Abaixo, listamos oito dicas para ter uma doação segura, sem problemas e com qualidade, além de auxiliar seu corpo na reposição.
 
Mas, antes, é preciso saber que, para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 quilos, além de outros pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde. Normalmente, são retirados 450 ml de sangue, em um processo seguro e relativamente sem dor – fora a picadinha da agulha, né? A quantidade é recuperada rapidamente pelo organismo: o plasma é reposto em 24 horas e as hemácias, de quatro a seis semanas.
 
Vamos às dicas? Primeiro, o que fazer antes de doar sangue:
 
1 – Durma bem
 
No dia da doação, é importante estar bem-disposto. Então, é preciso ter dormido ao menos seis horas no período das 24 horas anteriores ao procedimento.
 
2 – Capriche na alimentação equilibrada
 
Alimentos ricos em ferro são altamente recomendados para garantir uma boa quantidade de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são os exemplos mais recorrentes. A vitamina C, que ajuda na absorção do ferro pelo corpo, também é uma boa pedida e é encontrada principalmente nas frutas cítricas, como laranja e acerola.
 
Vá bem alimentado, mas não empanzinado. Além disso, evite alimentos muito gordurosos nas horas anteriores. A presença de gordura prejudica a realização dos exames de segurança necessários no sangue coletado. Se o material apresentar um índice de gordura muito elevado, provavelmente será descartado.
 
3 – Hidrate-se
 
Estar bem hidratado é fundamental para a reposição de líquidos. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Mas, lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool durante as 24 horas que antecedem a coleta.
 
4 – Seja sincero e transparente
 
Para doar, é preciso responder algumas questões sobre o histórico médico e seus hábitos. Não há juízo de valor: o objetivo é garantir que a doação seja segura tanto para o doador quanto para o recebedor. Então, responda os questionamentos com sinceridade.
 
Agora, cuidados após doar sangue
 
5 – Sem correria
 
Permaneça sentado por, no mínimo, 15 minutos após a coleta; coma o lanchinho oferecido pelo banco de sangue; evite dobrar, por meia hora, o braço que recebeu a agulha; e deixe o curativo por ao menos quatro horas.
 
Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.
 
6 – Reabastecimento
 
Lembra das dicas 2 e 3? Elas valem também para o pós-doação! Recupere o líquido perdido com o aumento do consumo de água e sucos, principalmente nas primeiras quatro horas após o procedimento. Também consuma alimentos ricos em ferro e em vitamina C.
 
7 – Evite bebidas alcoólicas
 
O álcool causa a desidratação do organismo, certamente uma coisa a ser evitada no momento. A recomendação é não consumir bebidas alcoólicas por, no mínimo, 12 horas.
 
8 – Nada de forçar a barra
 
Não levante peso nem exagere nas atividades físicas durante as 12 horas seguintes à doação. Seu corpo merece e precisa de um descanso após ajudar a salvar vidas!
 
COPYRIGHT 2020 - VIDAPLAN SAÚDE LTDA
Design by: